A história do Dominó

Antes de escrever dicas, notícias ou qualquer outro assunto sobre o Dominó aqui no blog, resolvi pesquisar um pouco sobre a história do jogo. Mesmo já sabendo bastante coisa, como postei na última semana, nada melhor do que informações mais completas e também concretas, além do que eu já sabia. Acabei passando algum tempo lendo na web e achei bem bacana esse pequeno resumo do Wikipédia. Vou postar na íntegra:

Dominó é o jogo formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo. O nome provavelmente deriva da expressão latina ”domino gratias” (“graças ao Senhor”), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida[carece de fontes]. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado.

O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243a.C a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou “pontas”, que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.

Achei bem legal saber sobre a expressão latina “domino gratias” (graças ao Senhor), pois me identifiquei: minha religião, desde bem novo, sempre foi o dominó! Podem me chamar de exagerado, mas é uma grande paixão e já venho jogando diversas modalidades (sim, existem muitas maneiras de jogar dominó e foi pra isso que eu fiz o blog – aguardem mais informações…) há um bom tempo. Por isso posso dizer: tenho mais dedicação ao jogo do que a muitas coisas na minha vida… Sabiam?

Bom, agora que vocês já conhecem um pouco da história do dominó, só nos resta falar do jogo, né? No próximo post a gente começa!

Comentem deixando suas opiniões, ok?

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>